[Básico do Básico] Criando lojas!! =D

Fórum para a postagem de tutoriais e dúvidas de Rpg Maker 2000 e 2003.
Responder
revin
Membro (Soldado)
Maker Preferido: Rpg Maker 2003
Contato:

[Básico do Básico] Criando lojas!! =D

Mensagem por revin » Dom Set 30, 2007 9:44 am

Como fazer um interior de loja

Aqui é o que você preciza saber:

*Como colocar chipsets e eventos

1. Crie um mapa novo. O Tamanho pode ser 20x15 mesmo, agente não preciza de muito mais que isso pra fazer uma construção pequena. Já que eh um tuto de criar lojas, ponham o nome de ‘item shop’. Ajuste o tileset para ‘interior’ e pinte todo o mapa com algum autotitle de parede.

2. Primeiramente, o assoalho. Use a ferramenta do retângulo, e faça um retângulo grande. Deixe pelo menos um sqm de parede em todos os lados do retângulo.

[Neste ângulo, somente a parede traseira será visível. (esta é a vista padrão para RPG de RMXP) eu geralmente faço as minhas paredes com 2 sqm de altura e tampadas com algum sqm de parede.]

3. É importante saber onde a saída está, e desde que está na parte da frente do mapa ( onde não se pode ver ), agente não pode colocar uma porta lá. Mas pra indicar que ali tem uma saída eu ponho um sqm fora do retângulo, e, se tiver, coloco um gráfico de luz vindo dakela saída. Se a loja de itens no mapa da cidade tiver a sua entrada pela esquerda, eu coloco minha saída aproximadamente no mesmo lugar.

4. Por enquanto a sua loja se resume à um quadrado amarelo num fundo preto com uma estranha entrada de luz, certo?
Coloque um gráfico de parede no lado de lá desse quadrado amarelo, mas sem invadir o fundo preto.

5. Uma loja necessita de um balcão, e já há tilesets prontos para servirem de balcão.
Nesse tuto, vamos nos limitar a fazer um balcão em forma de U, apenas como um exemplo, isso que dizer que quando vocês fizerem seus jogos, podem usar a sua imaginação e criar balcões do formato que vcs quiserem.

6. Eu vou colocar meu vendedor atrás do balcão, parado, e de preferência de frente para a porta. Em uma loja comum, vc não vai para o outro lado do balcão pra falar com o vendedor neh? Por isso em vez de fazer o evento de loja no evento do vendendor, coloque o evento no balcão, no sqm que fica na frente dele, como indica no screen shot abaixo.

7. Bem, funciona não eh? Mas tah sem sal nem açúcar.
Não pensa que encher a loja de tilesets decorativos vai ajudar( as vezes ateh ajuda ).
Eh uma loja de itens em geral, então economize em janelas e ponha alguns itens à mostra como armas penduradas nas paredes, caixas ao lado do vendedor, um tapete também ajudaria...
Pra deixar a loja mais realista, mude o formato dela e coloque alguns NPCs caminhando no random e falando besteira, o resto eh com vc.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Killer Ghost
Administrador
Maker Preferido: Outro
Contato:

Mensagem por Killer Ghost » Dom Set 30, 2007 2:43 pm

Excelente, parabéns, ótimo tutorial.
A Casa do Maker está de volta. :happy:

Projetos:
Rpg Maker VX Ace:
Student Adventures ACE 21%

Rpg Maker MV:
As Crônicas do Fim do Mundo 44%
Casa do Maker - O Retorno 1%

Decon
Moderador Global
Contato:

Mensagem por Decon » Dom Set 30, 2007 2:51 pm

Ótimo tutorial, você tem talento, continue assim :happy:

revin
Membro (Soldado)
Contato:

Mensagem por revin » Dom Set 30, 2007 7:13 pm

hehehe
vlw galera....bom...este tuto é bem simples, mais bem útil xP
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

blacktwister
Super Membro

Mensagem por blacktwister » Dom Set 30, 2007 7:21 pm

simples é mais util como vc disse, gostei de ver sua iniciativa a explicação tbm esta simples tem so pre requisitos, gostei vai ser de inspiração pros meus tutos.

como eu disse vc tem futuro na ksa, eu sei disso quando eu falo :electric_shock:

revin
Membro (Soldado)
Contato:

Mensagem por revin » Dom Set 30, 2007 7:34 pm

hehhehhe
vlw =P
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Killer Ghost
Administrador
Maker Preferido: Outro
Contato:

Mensagem por Killer Ghost » Sex Out 05, 2007 11:25 pm

Agora é só continuar o super trabalho, e parabéns.
A Casa do Maker está de volta. :happy:

Projetos:
Rpg Maker VX Ace:
Student Adventures ACE 21%

Rpg Maker MV:
As Crônicas do Fim do Mundo 44%
Casa do Maker - O Retorno 1%

Responder