[Tutorial Base]Criando um Rpg em 13 passos

Fórum para a postagem de tutoriais e dúvidas de Rpg Maker 2000 e 2003.
Responder
Avatar do usuário
Killer Ghost
Administrador
Mensagens: 10338
Registrado em: Sáb Nov 19, 2005 8:49 pm
Maker Preferido: Outro
Localização: Saint Paul
Contato:

Mensagem por Killer Ghost » Dom Nov 20, 2005 6:25 pm

<span style='font-size:14pt;line-height:100%'>Criando um Rpg em apenas 13 passos</span>
Feito por: <span style='color:red'>Killer Ghost</span>
Ano: <span style='color:red'>2004</span>

Nota: <a href='http://imageshack.us' target='_blank'>Imagem</a>

Esse é o meu mais famoso tutorial, já foi lido mais de mil vezes em todos os lugares onde estava postado. Fico feliz por ter servido para os makers.


Bem, pessoal, vamos começar, em primeiro lugar, este tutorial é baseado na minha experiência no rpg maker, desde o maker 2k, mas, principalmente a experiência vivida no meu jogo Student Adventures.

Este tutorial serve tanto para novatos, como para quem se considera um expert.

1° passo - <span style='color:red'>Imaginando seu jogo</span>

Em primeiro lugar, você deve imaginar, a época em que se passa a sua estória se é medieval, atual ou futurista, e pensar, se meu jogo é medieval, ele não pode ter naves espaciais, entendeu? Ou pode até mesmo ser uma história, baseado em fatos reais, isso é raro, mas, não podemos eliminar as possibilidades, cada um relata o que bem entender em seu jogo. Também você deve imaginar o lugar onde se passa a sua estória, você tem que definir bem o cenário para dar uma idéia de que lugar você quer que seja. E um dos pontos principais de um jogo, um bom entrosamento entre os personagens, um bom rpg sempre tem bastante personagens e eles são bastante amigos, sempre conversam entre sí, e outras coisas, e também um bom enredo envolvendo o principal vilão.

2° passo - <span style='color:red'>Roteiro</span>

Você tem três opções para um roteiro, o primeiro, que é o mais difícil, você descreve a cena numa parte superior de uma folha de papel (onde se passa, como estão, etc.) e mais embaixo, você escreve as falas, e faz exatamente igual no seu jogo. A segunda opção, a mais recomendada, é escrever a história numa folha de caderno em um bloco de nota do windows, sem diálogos, e ir narrando a história, ou você escreve tudo de uma vez, a estória inteira, ou vai fazendo de capítulo em capítulo, ou seja, você escreve um capítulo, põe no jogo, depois faz o segundo, entendeu? Ou a terceira opção, fazer o roteiro direto do jogo, apenas com uma base da história, das três formas podemos construir um ótimo rpg.

3° passo - <span style='color:red'>Database (configurando)</span>

Vá no database e mude tudo, de preferência, mude a skin, mude os vocabulários mude os heróis, porque a pior coisa e você entrar num jogo e o nome dele é Alex, coloque nomes bem diferentes, mude as classes, invente classes, mude todos os nomes dos itens, mude os poderes, invente outros nomes, e sempre coloque algo diferente no jogo, (batalha em primeira pessoal, invocação de dragões, tiros,) você tem que inovar, inventar coisas que distraiam o jogador, apague todos os monstros e crie outros, ou apenas, mude ele e seu nome, se você não entender muito de números, mude os atributos e as condições, coloque wordmaps diferentes, (aqueles do rtp são muito ruim, são bem completos, mas, muito ruim), não coloque titles desses que você acha em pacotes de titles, faça o seu próprio title, coloque o nome do jogo, o nome da equipe, uma title que quando alguém ver a imagem vai saber que é seu jogo, mude a tela de game over, não deixe aquela preta, é ridícula, e se possível, não use nada do rtp, apenas aqueles efeitos sonoros, pois é muito difícil encontrar outros. Sempre coloque as horas do jogo, isso é muito importante. Inove, seja diferente! Outro ponto bastante importante são os resources que você vai utilizar, seja diferente, utilize para os principais persongens de preferência, charsets que você mesmo fez, faces diferentes, lembrando que eles tem que combinar bem, seja bem criativo, quanto mais criativo você for, melhor pra você, já existiu casos em que jogos de rpg maker, já saiu até em cd's de revistas, porque impressionou os editores, entendeu? Seja diferente, seja criativo!!

4° passo - <span style='color:red'>A Abertura</span>

Uma coisa super importante, numa abertura de um jogo nunca, você deve deixar as falas passando pra pessoa apertar o botão, se você usar um diálogo na abertura, sempre no começo da fala você usa o código "\s[5]" (sem aspas) para dar mais tempo na passagem de letras e no final você põe esse "\|\^" para esperar um segundo e dar um fim automático no diálogo. Você também deve anunciar em pictures uma prévia dos créditos, ou seja, colocar o nome do autor, o nome da equipe, o principal site do jogo, e etc. Você também deve colocar muitos efeitos, para prender o jogador alí, coloque efeito de tremor em algumas, partes, uma música de uma banda legal, efeitos sonoros, coloque uma prévia da história, onde o jogo se passa, qual é o caso do jogo, o enredo inicial, para ser mais preciso. De um ar de profissional ao seu jogo, evite erros de português, isso num jogo é a coisa mais ridícula do mundo, e nunca use essa linguagem estúpida, de abreviação, tipo você = vc, isso é coisa de bate papo e messenger.
Coloque uma boa música na tela de abertura, para ser a "trilha sonora original do jogo", e não coloque nomes ridículos como "Nome tal adventures", já existe muitos jogos assim, não estou dizendo que é rídiculo esse nome, só digo que já existe, faça diferente, ou também As aventuras do E.T trapalhão, isso é ridículo, coloque um nome bonito, que chame a atenção desde quando você colocá-lo no tópico de um fórum maker.

5° passo - <span style='color:red'>Conhecendo o mapa</span>

Você deve deixar o jogador um certo tempo livre pela cidade, e não prende-lo desde o começo em dungeons, deixe a parte do perigo inicial para a abertura, ele tem que conhecer logo de cara, os personagens mais principais (não todos) para que possa ter um entrosamento legal entre eles. Também seja bem detalhista nos mapas dos seus cenários, lote de coisas, diferencie, coloque coisas que uma cidade normal tem, e uma coisa que ninguém explica, porque todo mundo em rpg entra na casa dos outros sem permissão? Você tem que criar um motivo pra isso, e vários outros detalhes também, como, porque a cidade tem monstros? Tem muitos outros motivos, mas, eu não vou falar, você mesmo vai descobrir e colocar em seu jogo.

6° passo - <span style='color:red'>Decorrer da estória</span>

No decorrer da história, você sempre tem que inventar alguma coisa para prender o jogador na frente da tela, faça os personagens sairem, entrarem de novo, um personagem se perde, vocês ficam na dúvida se ele morreu, coisas assim, que você só vai revelar mais na frente, quando o jogo já estiver mais desenvolvido.

7° passo - <span style='color:red'>Bom humor</span>

Um jogo muito sério, faz o jogador desistir rápido, coloque bastante piadas, que façam o jogar "rachar o bico", sempre um jogo de coméia segura o jogador até o fim. Zue com pessoas famosas, invente piadas novas, não aquelas do papagaio e nem da bicha, seja criativo, faça uma situação cômica com os próprios personagens do seu jogo.

8° passo -<span style='color:red'> Jogabilidade</span>

Sempre você deve ver se o jogador principal (o que você controla, obvío) não está lendo, de um controle de velocidade, ou um botão de correr se o personagem for lento, porque, se o personagem for lento, o jogador desiste logo depois da apresentação, então de uma velocidade rasoável, sempre de itens diferenciados no decorrer do jogo, um mapa, uma identidade, você deve usar a imaginação. Também se puder faça um menu extra, muito bonito para as demais coisas do jogo, um menu com as coisas extras do seu jogo, como o perfil de todos os personagens que já pessaram por seu grupo, e outras coisas.

9° passo -<span style='color:red'> Extras</span>

Abuse e use de variáveis, coloque vários dialogos, com alternativas, exemplo: "Meu amigo, como estou?" 1 - Ótimo 2 - Um lixo, aí no 1 você adiciona 10 pontos e no 2 você dá 5 negativos, faça várias coisas assim, e no final do jogo com os pontos somandos, você dá o resultado, se o seu personagem é bonzinho ou um mal caráter, entendeu? Você tem que colocar várias coisas extras em seu jogo para inovar e não cair na mesmice de jogos feitos em rpg maker. Use e abuse de tutoriais de site de rpg maker, pegue os que mais te agrade e só desista quando conseguir terminar, se não conseguir, peça ajuda, fale com o autor do tutorial, corra atrás, quanto melhor seu jogo, mais popular no mundo maker você vai ficar.

10° passo - <span style='color:red'>Decorrer do projeto</span>

No decorrer de um projeto, não é nada fácil, eu por exemplo, as vezes fico meses sem tocar no projeto, mas, eu não deleto, ele continua lá, você pode desanimar, mas, nunca desistir, o mais difícil é o começo, arrumar o database completo, editar os resources, fazer o roteiro, bolar a apresentação, isso é difícil, mas, depois, é só alegria, vem, claro, desânimo, mas, não é um simples desânimo, que vai impedir você de alcançar o seu objetivo, o de construir um grande rpg eletrônico.

11° passo - <span style='color:red'>Finais</span>

O que eu mais recomendo é um final duplo, usando variáveis ou a rota do jogador, pois, se o jogador, não conseguir fazer o melhor final ele vai voltar e tentar de novo, até conseguir, não faça um jogo muito difícil, pois se você fizer, o jogador travará em alguma parte e não chegará ao final e irá desistir, coloque várias lojas, para o jogador ter bastante suprimentos e armaduras, isso o fará uma chegada mais sossegada ao final do jogo.

12° passo - <span style='color:red'>Divulgação</span>

Quando o seu jogo estiver já, bem definido, com nome, database, e no mínimo uns 15% terminado, você vai em algum fórum bem famoso de rpg maker, (bem visitado) ou em pequenas comunidades, anuncie em vários fóruns de rpg maker, para as pessoas acompanharem, faça um tópico bem bonito, para chamar a atenção, coloque bastante screens, informações, em geral.
Pergunte a opinião de seus colegas por algum messenger ou em fóruns mandando uma mensagem pessoal, deixe as pessoas escolhidas por você jogar primeiro, os famosos beta-testers, é indispensável, um relátório de um tester com os erros, mas, mesmo que você corrija mesmo, sempre vai haver um erro, e se você lançou ele sem corrigir um erro, disponibize um patch do seu jogo, uma atualização, para corrigir ou mudar alguma coisa.

13° passo - <span style='color:red'>Hospedagem do jogo</span>

Encontre um servidor rasoável, de preferência do seu idioma, O Geocities, por exemplo, use um programa de ftp como Cute, Ws ou Leech, e envie seu jogo ao servidor, pegue o endereço que você colocou para o seu site, use a barra "/" e escreva o nome do seu jogo. ex.: <a href='http://meusite.com.br/meujogo.exe' target='_blank'>http://meusite.com.br/meujogo.exe</a>. Entendeu?

<span style='color:red'>Desdepedida</span>

Bem pessoal, chegamos ao fim deste tutorial sobre a criação de um rpg, qualquer dúvida sugestão, crítica, qualquer coisa, e só me contactar pelo msn ou me mandar um e-mail.

<span style='color:red'>Créditos</span>

Eu acho uma besteira, esse negócio de colocar nome nos créditos do jogo, mas, se alguém gostou mesmo deste tuto, e quiser colocar meu nick nos créditos, tudo bem, mas, isso não é exigência, se gostou mesmo do meu tuto, me faça um favor visitando a minha página na internet.

<span style='color:red'>Contato</span>

e-mail: majineduardo@bol.com.br
msn: killerghost5@msn.com

site: <a href='http://eduarts.xoopiter.com' target='_blank'>http://eduarts.xoopiter.com</a> ou www.eduarts.cjb.net

Esse tutorial pode ser colocado em qualquer site, desde que não seja modificado seu conteúdo.

Até o próximo tutorial.
Editado pela última vez por Killer Ghost em Seg Ago 21, 2006 10:01 pm, em um total de 1 vez.
A Casa do Maker está de volta. :happy:

Projetos:
Rpg Maker VX Ace:
Student Adventures ACE 21%

Rpg Maker MV:
As Crônicas do Fim do Mundo 44%
Casa do Maker - O Retorno 1%

Darkjouse
Membro (Coronel)
Mensagens: 546
Registrado em: Dom Nov 20, 2005 8:56 pm
Maker Preferido: Rpg Maker 2003
Contato:

Mensagem por Darkjouse » Qui Mai 25, 2006 11:46 pm

Otimo tuto perfeito.

Foi o primeiro a ganhar nota 10 parabens killer.

Gostei muito.
<a href='http://imageshack.us' target='_blank'>Imagem</a>
tá podre a sing mas é que num tenho tempo pra fazer!!!

Avatar do usuário
Killer Ghost
Administrador
Mensagens: 10338
Registrado em: Sáb Nov 19, 2005 8:49 pm
Maker Preferido: Outro
Localização: Saint Paul
Contato:

Mensagem por Killer Ghost » Sex Mai 26, 2006 3:08 pm

Cara, obrigado, ando percebendo que esse tuto fez mt sucesso, na Menace, na Castelo, e em todo lugar, obrigado pela nota e pelo reconhecimento, e no que precisar vou fazendo mais.
A Casa do Maker está de volta. :happy:

Projetos:
Rpg Maker VX Ace:
Student Adventures ACE 21%

Rpg Maker MV:
As Crônicas do Fim do Mundo 44%
Casa do Maker - O Retorno 1%

Valariz
Super Membro
Mensagens: 1319
Registrado em: Sáb Mai 20, 2006 9:14 pm

Mensagem por Valariz » Sáb Mai 27, 2006 3:40 am

Esse tuto não ensina só apenas a como fazer o jogo,mais ele ensina alguma coisas que eu não sabia,mais esse négocio de a falar ir andando sozinha na abertura funciona no XP?

Avatar do usuário
Killer Ghost
Administrador
Mensagens: 10338
Registrado em: Sáb Nov 19, 2005 8:49 pm
Maker Preferido: Outro
Localização: Saint Paul
Contato:

Mensagem por Killer Ghost » Seg Jun 05, 2006 11:45 am

Claro que funciona, só que vc tem usar outros comandos, vc vai ter q implementar um novo script, e usar os códigos que o script mensiona.

Esse tuto é um resumo da base de como criar um rpg, não pense q se vc nunca mexeu no maker e ler ele vai sair fazendo rpgs...
A Casa do Maker está de volta. :happy:

Projetos:
Rpg Maker VX Ace:
Student Adventures ACE 21%

Rpg Maker MV:
As Crônicas do Fim do Mundo 44%
Casa do Maker - O Retorno 1%

lucas09
Membro (Recruta)
Mensagens: 33
Registrado em: Qui Nov 16, 2006 8:19 pm
Maker Preferido: Rpg Maker 2003
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por lucas09 » Qui Nov 16, 2006 9:29 pm

Bom tuto!Mtas dicas boas!

Avatar do usuário
Killer Ghost
Administrador
Mensagens: 10338
Registrado em: Sáb Nov 19, 2005 8:49 pm
Maker Preferido: Outro
Localização: Saint Paul
Contato:

Mensagem por Killer Ghost » Qui Nov 16, 2006 9:41 pm

Esse foi um dos mais bem sucedidos tutos já escritos, ainda bem que foi por mim, ele é tão bom que está praticamente em todas as comunidades de rpg maker, sem que eu tenha colocado, ele é tão conhecido que até plagiado ele já foi na JogosRPG, mas, dái eu armei um barraco lá, e me creditaram e restauraram o tutorial. :mrgreen:
A Casa do Maker está de volta. :happy:

Projetos:
Rpg Maker VX Ace:
Student Adventures ACE 21%

Rpg Maker MV:
As Crônicas do Fim do Mundo 44%
Casa do Maker - O Retorno 1%

blacktwister
Super Membro
Mensagens: 1854
Registrado em: Dom Set 10, 2006 8:52 am
Maker Preferido: Rpg Maker 2003

Mensagem por blacktwister » Sex Nov 17, 2006 1:25 pm

bom tuto mais por que o meu tuto num rende e lucas09 bem vindo a CDM!

Decon
Moderador Global
Mensagens: 5470
Registrado em: Qua Ago 30, 2006 6:55 pm
Contato:

Mensagem por Decon » Sex Nov 17, 2006 7:23 pm

Já tinha visto esse tuto em outros sites "Genéricos", muito bom, até aprendi alguma coisa com ele :D

Avatar do usuário
Killer Ghost
Administrador
Mensagens: 10338
Registrado em: Sáb Nov 19, 2005 8:49 pm
Maker Preferido: Outro
Localização: Saint Paul
Contato:

Mensagem por Killer Ghost » Dom Nov 26, 2006 1:29 am

Bom... eu fui dar uma "passeada" nuns sites uma vez achei ele em quase todos. :mrgreen:

Parabéns Killer. :o
A Casa do Maker está de volta. :happy:

Projetos:
Rpg Maker VX Ace:
Student Adventures ACE 21%

Rpg Maker MV:
As Crônicas do Fim do Mundo 44%
Casa do Maker - O Retorno 1%

xSullivan
Membro (Recruta)
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Jun 13, 2009 4:23 am

Re: [Tutorial Base]Criando um Rpg em 13 passos

Mensagem por xSullivan » Sáb Jun 13, 2009 4:54 am

Otimo tuto!

Avatar do usuário
Killer Ghost
Administrador
Mensagens: 10338
Registrado em: Sáb Nov 19, 2005 8:49 pm
Maker Preferido: Outro
Localização: Saint Paul
Contato:

Re: [Tutorial Base]Criando um Rpg em 13 passos

Mensagem por Killer Ghost » Sáb Dez 19, 2009 11:10 pm

Esse tutorial foi um dos mais famosos das comunidades de Rpg Maker dedicados ao Rpg Maker 2003, era o mais lido na Rpg Menace e na CasteloRPG, até plagiaram algumas vezes esse tutorial. Realmente, muito bom.
A Casa do Maker está de volta. :happy:

Projetos:
Rpg Maker VX Ace:
Student Adventures ACE 21%

Rpg Maker MV:
As Crônicas do Fim do Mundo 44%
Casa do Maker - O Retorno 1%

Responder