Prince of Persia - As areias do tempo

Fórum para a postagem de tutoriais e dúvidas de Rpg Maker 2000 e 2003.
Responder
cascao
Membro (Marechal)
Maker Preferido: Rpg Maker 2003
Contato:

Prince of Persia - As areias do tempo

Mensagem por cascao » Seg Abr 09, 2007 1:24 pm

Olá, esse é o primeiro tutorial da série sobre jogos famosos, nesse aqui eu vou ensinar como fazer algo semelhante a uma das habilidades concebidas pelas areias do tempo no jogo Prince of Persia.

Como funciona no jogo

No Prince of Pérsia, tendo 1 (uma) areia do tempo, e apertando o botão L1 (acho que tem que estar em movimento), o personagem deixa tudo o que tem envolta dele “lento” ou fica mais rápido (não sei ao certo).

No tutorial

Apertando a tecla “shift” os monstros ficam mais lentos do que o jogador.

Começando - Evento Comum

Abra o Data Base (F8), entre na Aba “Common Event”, deixe um evento com o nome de “Areias do tempo” e no “Trigger” deixe em “Parallel Process”. Dentro da caixa “Event Commands”, coloque um “Wait” de “0.1 Sec” (sempre que trabalhar com Parallel Process, coloque uma pequena espera para evitar a lentidão no jogo). Depois do “wait” coloque um “Key Input Processing”, em “Store key Code in” escolha uma variável livre e coloque o nome de “tempo”, em option marque somente a primeira caixa e em Keys to Process marque a caixa “Shift Key (7)”.

Agora coloque uma “Conditional Branch”, marque a caixa “variable”, escolha a variável “tempo”, na caixa “number” coloque o número 7 (número equivalente a tecla shift), deixe como “Equal to” e desmarque a ultima caixa da janela (else).
Dentro da “Conditional Branch”, crie uma “Switch Operations”, crie a Switch “areia” e marque a caixa “Turn ON”.

Coloque algum efeito visual ou sonoro se quiser aqui para ficar legal x)

Depois da “Conditional Branch” (embaixo do End), coloque um “Wait” de “10 Sec”. Agora coloque a Switch “areia” como “Turn OF”. De “OK” e saia do Data Base.

Monstros

Crie um evento com um “char” de monstro, em “Movement Type”, escolha Toward Hero e “Speed” 8. Crie uma nova página no evento (New Page), marque a caixa “Switch” e escolha a Switch “areia”, mude “Speed” para 4 e coloque a “Movement Frequency” na número 1, de OK, e faça isso em todos os monstros.

Terminamos, alguma dúvida é só entrar em contato comigo. E mandem sugestões para novos tutos.
Imagem

Decon
Moderador Global
Contato:

Mensagem por Decon » Seg Abr 09, 2007 6:10 pm

Caramba esse tutorial é bem loco, eu tava pensando em alguma coisa desse tipo no jogo que eu irei fazer...Um dia...

Responder