Sistema Reputação

Fórum para a postagem de tutoriais e dúvidas de Rpg Maker 2000 e 2003.
Responder
cascao
Membro (Marechal)
Maker Preferido: Rpg Maker 2003
Contato:

Sistema Reputação

Mensagem por cascao » Seg Abr 09, 2007 1:25 pm

eu lhes ensinarei a fazer um sistema de reputação para seu herói. Muito fácil!

Primeiro crie duas variables:

Uma você coloca o nome de "Pontuação" e a outra de "Reputação". Toda vez que você queira que a "Pontuação" aumente,faça um evento "change variable" e faça a adicionar +1 a variable "Pontuação". Toda vez que quiser que ela abaixe coloque "Change Variable" e -1.

Lembre-se! Você pode usar outros numeros ao invés de 1!

Se você tem um CBS (custom battle system) é facil! Você pode fazer que ao final de cada batalha adicione uma certa quantia a a "Pontuação"! Você pode por exemplo em batalhas contra chefes fazê-las aumentar bastante! E você pode diminui-lá se você morre ou foge!

Um exemplo:

<>Messg:Você irá matar a vilã ninfeta supergostosa que está na sua frente?
<>Show choice: Sim/Não
: [Sim] case
<>Messg:Claro que vou!Sou burro e boiola!XD!
<>Variable Ch:[####:Score] -, 5
<>(som opcional pode vir aqui)
<>
: [Não] case
<>Messg:Não,eu sou uma pessoa com M maiusculo e sou um perfeito cavalheiro.
<>Variable Ch:[####:Score] +, 3
<>

Facil não é? ^_^

Agora é hora da database:

Crie quantos herois você que você quiser que sejam os "Ranks" . Agora nomeie cada heroi de reputação com uma reputação, de pior a melhor. (Ex: Heroi 0012:Imbecil, Heroi 0022:Genio do mal) Lembre-se do número do primeiro e do último herói.

Se você quiser que seu heroi comece com uma reputação mediana,faça no primeiro evento do jogo que faça com que a variable
de "Reputação" comece no "meio" (se suas reputações vão do herói 12 ao 22 faça com que a Variable de reputação comece no 15 ou 17)

Agora crie um Common Event na database chamado "Reputação" ou algo assim.Faça esse common event ser um parallel process, e coloque um fork condition (com um else case).Faça ela checar se a variable "Pontuação" é 50 ou mais (você pode mudar o numero se quiser).

Agora crie outra fork condition (com um else case) abaixo da outra fork e faça ela checar se a variable "Reputação" é a mesma que o maior numero de reputação de heroi (pra mim foi 22).Embaixo do else case crie um evento de change variable e faça-o subtrair 50 da variable "Pontuação", e então faça adicionar 1 para a variable "Reputação" embaixo do else case do primeiro fork condition,crie outro evento de fork condition (com um else case) e faça ele checar se a variable "Pontuação" é 50 ou menor.Crie mais uma fork conditions abaixo e faça ela checar se a Variable "Reputação" é a mesma que o menor numero de "heroi de reputação" (foi 12 pra mim).Embaixo do else case,faça ela adicionar 50 a variable "Pontuação", e entãp subtraia um da variable "Reputação.Quando você terminar vai estar algo assim:

<>FORK Optn:Varbl[####:Pontuação], 50 above
<>FORK Optn:Varbl[####:Reputação], 22*
<>
: ELSE case
<>Variable Ch:[####:Pontuação] - , 50
<>Variable Ch:[####:Reputação] + , 1
<>
:END case
<>
<>FORK Optn:Varbl[####:Pontuação], -50 below
<>FORK Optn:Varbl[####:Reputação], 12**
<>
<>Variable Ch:[####:Pontuação] + , 50
<>Variable Ch:[####:Reputação] - , 1
<>
<>

*= Maior numero de reputação de heroi
**= Menor numero de reputação de heroi

Prontinho!

Agora em uma mensagem digite isso quando você quiser falar qual é a reputação: (Digamos que a variable de reputação é a variable 300)

(Nome do Heroi,pode ser qualquer coisa,como eu sou ) o \n[\v[300]].

Por exemplo, se neste momento seu herói está com a Reputação GAY vai ficar assim: Ximinitozinho o GAY. Pronto! Facil não é? ^-^

Agora se você é uma pessoa gentil, me coloque nos créditos do seu jogo, ou até mesmo como um NPC ou CHAR! Se você não fizer isso não abra mais a porta da sua casa para estranhos PELO BEM DA SUA SAUDE! ^_____^

Até mais e boa sorte com seu jogo!
Imagem

Decon
Moderador Global
Contato:

Mensagem por Decon » Seg Abr 09, 2007 6:08 pm

Legal esse tutorial, tem em varios jogos mas voce esqueceu de colocar de onde voce pegou os tutoriais

Responder