Sistema de Pescaria

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cascao
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Sistema de Pescaria

Mensagem por cascao » Seg Abr 09, 2007 1:26 pm

Esse tutorial ensina como fazer um sistema básico de pescaria, em que o herói vai à um laguinho e, se ele tiver o item vara de pesca, ele poderá pescar se tiver iscas. Vamos aos ingredientes:

* 2 variáveis
* 1 evento comum
* 1 switch
* Espaço para pelo menos 3 itens
* Algumas forks
* Char de um cara pescando

Modo de Preparo

Primeiro vá no database e crie três itens, a Vara de pescar, o Peixe e o Saco de Iscas. A vara será um item de Bens Comuns, o peixe será do jeito que você quiser (pode ser medicinal, bens comuns...) e saco de iscas será switch, uso ilimitado, e ativado pelo switch "Saco de iscas".

Agora no Commons events, crie um evento chamado Saco de iscas, inicio automático, switch "Saco de iscas" como disparo. No campo de eventos, crie uma mensagem como:

"Você tem v[***] iscas..." (o v[***] é o numero da variável numa mensagem...) depois coloque um mudar switch "saco e iscas" e coloque como on/off trigger.

Agora, crie um mapa, e nele coloque uns eventos que farão com que o heroi ganhe o saco de iscas, a vara e as iscas.Para fazer ele ganhar as iscas, você deve fazer uma variable chamada "iscas" e coloque para ele somar o numero desejado de iscas (no evento do saco de iscas, na mensagem coloque o numero da variavel iscas).

Agora, coque um laguinho no mapa, e, na frente desse lago coloque um evento sem graphic, ao apertar tecla, abaixo do herói. No campo de eventos coloque o seguinte:

* Crie uma fork sem ELSE Case para ver se o heroi tem o item Vara de pescar
* Nessa fork, coloque uma mensagem como "Você quer pescar?". Coloque uma Escolha
sim/não
* Em Sim, coloque outra fork, pra ver se a variavel iscas é maior que zero. No ELSE
Case, coloque uma mensagem dizendo que ele não tem iscas
* Na fork, coloque uma musiquinha de pescaria, um Mudar Variável "iscas" -1,um esperar
de uns 2 segundos. Crie uma variavel chamada "pesca"-setar-aleatória: 1 e 10
* Crie uma fork, pra ver se a variável "pesca" for menor que 3 (você pode mudar esse valor,
que é a chance de vir um peixe). Com ELSE
* Embaixo do ELSE, coloque uma mensagem como "Não pegou nada!"


Na fork, coloque uma mensagem avisando que pescou um peixe e um Adicionar Item: Peixe.
Depois, copie esse evento em volta de todo o lago. Deve ficar assim:

E E E
E L L L E
E L L L E
E E E

L = Lago
E = Evento
Imagem

Decon
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Mensagem por Decon » Seg Abr 09, 2007 6:05 pm

Tambem um belo sistema, esse eu lembro do pokemon :happy:

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