[tutorial 2k3 e 2k3]sistema de diagonal para rm2k

Fórum para a postagem de tutoriais e dúvidas de Rpg Maker 2000 e 2003.
Responder
tanatos
Membro (Recruta)
Mensagens: 27
Registrado em: Ter Nov 21, 2006 6:18 am
Maker Preferido: Rpg Maker 2003
Contato:

[tutorial 2k3 e 2k3]sistema de diagonal para rm2k

Mensagem por tanatos » Qui Abr 19, 2007 10:18 pm

[center]Sistema de Diagonal no Rm2k[/center]

Este sistema é bem parecido com o de andar em 8 direções no Rm2k3
que eu montei, mas este anda apenas em 4 direções mas na diagonal.

http://www.4shared.com/file/12429244/f613184d/2000-diagonal.html

Primeiro vá em eventos comuns crie um eneveto chamado "Diagonal",
em processo paralelo, ativo por um switch chamada de "Diagonal ON".
_Agora dentro deste envento criei um Enter Passord por uma variavel
chamada de "Teclas de Direção" tire a opção "Wait Untill Key Hit"(Esperar aperta tecla)
coloque apenas a opção "Direction(1,2,3,4)", abaixo crie 4 forks:
uma quando a a variavel "Teclas de Direção" for 1, outra 2, outra 3 e outra 4.

Ficará Assim:

Código: Selecionar todos

<>Enter Password:[0001:teclas de direção]
<>FORK Optn:Varbl[0001:teclas de direção]-1
_<>
:END Case
<>FORK Optn:Varbl[0001:teclas de direção]-2
_<>
:END Case
<>FORK Optn:Varbl[0001:teclas de direção]-3
_<>
:END Case
<>FORK Optn:Varbl[0001:teclas de direção]-4
_<>
:END Case


-------------------------------------------------------------------------

Agora dentro de cada fork coloque assim:
na 1 Movimento de herói-"Face Dowm" e "Step Left-Dowm"
na 2 Movimento de herói-"Face Left" e "Step Left-Up"
na 3 Movimento de herói-"Face Right" e "Step Right-Dowm"
na 4 Movimento de herói-"Face Up" e "Step Right-Up"

en todas marque a "opção Ignored if cant be moved" e
tire a "Repeat if cant be moved"(não coloque está entendeu)

Ficará Assim:

Código: Selecionar todos

<>Enter Password:[0001:teclas de direção]
<>FORK Optn:Varbl[0001:teclas de direção]-1
_<>Move Event...: Hero,FaceDown,Left-Dowm
:END Case
<>FORK Optn:Varbl[0001:teclas de direção]-2
_<>Move Event...: Hero,FaceLeft,Left-Up
:END Case
<>FORK Optn:Varbl[0001:teclas de direção]-3
_<>Move Event...: Hero,FaceRight,Right-Dowm
:END Case
<>FORK Optn:Varbl[0001:teclas de direção]-4
_<>Move Event...: Hero,FaceUp,Right-Up
:END Case


-------------------------------------------------------------------------

pronto agora quendo criar um evento de push key ou auto start
a primeira coisa que ele deve fazer é torna o switch OFF
depois do evento concluir ON novamente por que senão o herói
vai andar antes mesmo da caixa de texto sumir, igual no Chrono Trigger.

Responder