[tutoria 2k e 2k3]Novo sistema catepilar(em grupo)

Fórum para a postagem de tutoriais e dúvidas de Rpg Maker 2000 e 2003.
Responder
tanatos
Membro (Recruta)
Mensagens: 27
Registrado em: Ter Nov 21, 2006 6:18 am
Maker Preferido: Rpg Maker 2003
Contato:

[tutoria 2k e 2k3]Novo sistema catepilar(em grupo)

Mensagem por tanatos » Qui Abr 19, 2007 10:23 pm

Novo sistema catepilar (andando em grupo)
criador:Tanatos
Regras de Uso:Eu libero o uso deste sistema para todos em geral aconselho colocar meu nome nos créditos, grato

exemplo:
Imagem


crie um evento comum chamado coordenadas do
herói em processo paralelo dentro dele coloque
X-hero setando pela posição de coordenada X do heroi
Y-hero setando pela posição de coordenada Y do heroi


crie 3 eventos que devem ser os primeiros em cada mapa
e de os nomes de Npc-A no primeiro evento
Npc-2 no segundo e npc-3 no terceiro


ficara assim:

Event Editor- ID:0001 name: Npc-A
Event Editor- ID:0002 name: Npc-B
Event Editor- ID:0003 name: Npc-C

Todos eventos devem ser em processo paralelos
[size=12pt]
Dentro do primeiro evento coloque assim[/size]

Variavel X-npcA setando pela posição coordenada X "este evento" (this event)
Variavel Y-npcA setando pela posição coordenada Y "este evento" (this event)

depois crie 4 forks pela posição do evento herói(hero)

olhando para cima (face UP)
olhando para baixo (face Down)
olhando para esquerda (face Left)
olhando para direita (face Right)

dentro da UP coloque:
Variavel X-npcA - 1
Variavel Y-npcA - 1
movimento de evento (este evento , this event) para olhar para cima (Face UP)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"

dentro da Down coloque:
Variavel X-npcA + 1
Variavel Y-npcA + 1
movimento de evento (este evento , this event) para olhar para baixo (Face Down)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"

dentro da Left coloque:
Variavel X-npcA - 1
Variavel Y-npcA + 1
movimento de evento (este evento , this event) para olhar para esquerda (Face Left)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"

dentro da Right coloque:
Variavel X-npcA + 1
Variavel Y-npcA - 1
movimento de evento (este evento , this event) para olhar para direita (Face Right)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"

crie agora 4 fork's sem else case (exeção)

1° ficará assim:
pela variavel X-hero for menor(smaller) que a varivel X-npcA
dentro cololque um movimento de evento em "this event"(este evento)
iniciar rota (Start Slip Trough), passo a esquerda(Left),Terminar rota(Stop Slip Trough)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"

2° ficará assim:
pela variavel X-hero for maior(bigger) que a varivel X-npcA
dentro cololque um movimento de evento em "this event"(este evento)
iniciar rota (Start Slip Trough), passo a Direita(Right),Terminar rota(Stop Slip Trough)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"

3° ficará assim:
pela variavel Y-hero for menor(smaller) que a varivel Y-npcA
dentro cololque um movimento de evento em "this event"(este evento)
iniciar rota (Start Slip Trough), passo a esquerda(right),Terminar rota(Stop Slip Trough), Step toward hero(passo seguindo herói)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"

4° ficará assim:
pela variavel Y-hero for maior(bigger) que a varivel Y-npcA
dentro cololque um movimento de evento em "this event"(este evento)
iniciar rota (Start Slip Trough), passo a direita(left),Terminar rota(Stop Slip Trough), Step toward hero(passo seguindo herói)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"


-----------------------------------------------------------------------------------------------
[size=12pt]
Dentro do segundo evento coloque assim[/size]

Variavel X-npcB setando pela posição coordenada X "este evento" (this event)
Variavel Y-npcB setando pela posição coordenada Y "este evento" (this event)

depois crie 4 forks pela posição do evento herói(hero)

olhando para cima (face UP)
olhando para baixo (face Down)
olhando para esquerda (face Left)
olhando para direita (face Right)

dentro da UP coloque:
Variavel X-npcB + 1
Variavel Y-npcB - 1
movimento de evento (este evento , this event) para olhar para cima (Face UP)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"
dentro da Down coloque:
Variavel X-npcB - 1
Variavel Y-npcB + 1
movimento de evento (este evento , this event) para olhar para baixo (Face Down)

dentro da Left coloque:
Variavel X-npcB - 1
Variavel Y-npcB - 1
movimento de evento (este evento , this event) para olhar para esquerda (Face Left)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"

dentro da Right coloque:
Variavel X-npcB + 1
Variavel Y-npcB + 1
movimento de evento (este evento , this event) para olhar para direita (Face Right)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"

crie agora 4 fork's sem else case (exeção)

1° ficará assim:
pela variavel X-hero for menor(smaller) que a varivel X-npcB
dentro cololque um movimento de evento em "this event"(este evento)
iniciar rota (Start Slip Trough), passo a esquerda(Left),Terminar rota(Stop Slip Trough)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"

2° ficará assim:
pela variavel X-hero for maior(bigger) que a varivel X-npcB
dentro cololque um movimento de evento em "this event"(este evento)
iniciar rota (Start Slip Trough), passo a Direita(Right),Terminar rota(Stop Slip Trough)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"

3° ficará assim:
pela variavel Y-hero for menor(smaller) que a varivel Y-npcB
dentro cololque um movimento de evento em "this event"(este evento)
iniciar rota (Start Slip Trough), passo a esquerda(right),Terminar rota(Stop Slip Trough), Step toward hero(passo seguindo herói)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"

4° ficará assim:
pela variavel Y-hero for maior(bigger) que a varivel Y-npcB
dentro cololque um movimento de evento em "this event"(este evento)
iniciar rota (Start Slip Trough), passo a direita(left),Terminar rota(Stop Slip Trough), Step toward hero(passo seguindo herói)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"

-------------------------------------------------------------------------------------------------

[size=12pt]
Dentro do terceiro evento coloque assim[/size]

Variavel X-npcC setando pela posição coordenada X "este evento" (this event)
Variavel Y-npcC setando pela posição coordenada Y "este evento" (this event)

depois crie 4 forks pela posição do evento herói(hero)

olhando para cima (face UP)
olhando para baixo (face Down)
olhando para esquerda (face Left)
olhando para direita (face Right)

dentro da UP coloque:
Variavel Y-npcC - 2
movimento de evento (este evento , this event) para olhar para cima (Face UP)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"

dentro da Down coloque:
Variavel Y-npcC + 2
movimento de evento (este evento , this event) para olhar para baixo (Face Down)

dentro da Left coloque:
Variavel X-npcC - 2
movimento de evento (este evento , this event) para olhar para esquerda (Face Left)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"

dentro da Right coloque:
Variavel X-npcC + 2
movimento de evento (este evento , this event) para olhar para direita (Face Right)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"

crie agora 4 fork's sem else case (exeção)

1° ficará assim:
pela variavel X-hero for menor(smaller) que a varivel X-npcC
dentro cololque um movimento de evento em "this event"(este evento)
iniciar rota (Start Slip Trough), passo a esquerda(Left),Terminar rota(Stop Slip Trough)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"

2° ficará assim:
pela variavel X-hero for maior(bigger) que a varivel X-npcC
dentro cololque um movimento de evento em "this event"(este evento)
iniciar rota (Start Slip Trough), passo a Direita(Right),Terminar rota(Stop Slip Trough)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"

3° ficará assim:
pela variavel Y-hero for menor(smaller) que a varivel Y-npcC
dentro cololque um movimento de evento em "this event"(este evento)
iniciar rota (Start Slip Trough), passo a esquerda(right),Terminar rota(Stop Slip Trough), Step toward hero(passo seguindo herói)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"

4° ficará assim:
pela variavel Y-hero for maior(bigger) que a varivel Y-npcC
dentro cololque um movimento de evento em "this event"(este evento)
iniciar rota (Start Slip Trough), passo a direita(left),Terminar rota(Stop Slip Trough), Step toward hero(passo seguindo herói)
com "ignorar se não puder mover(Ignored if cant be moved)" e tire a opção "repetir (repeat action)"



pronto agora é só testar qualquer erro me avise

Decon
Moderador Global
Mensagens: 5470
Registrado em: Qua Ago 30, 2006 6:55 pm
Contato:

Mensagem por Decon » Sáb Mai 26, 2007 2:29 pm

Bem legal esse sistema aí, valeu Tanatos por mais um tutorial :happy: É legal variar as coisas e acho que fica mais real os char do grupo andarem nesse formato ao invés de em fila.

Avatar do usuário
Killer Ghost
Administrador
Mensagens: 10337
Registrado em: Sáb Nov 19, 2005 8:49 pm
Maker Preferido: Outro
Localização: Saint Paul
Contato:

Mensagem por Killer Ghost » Qua Jun 06, 2007 3:56 am

Decon escreveu:Bem legal esse sistema aí, valeu Tanatos por mais um tutorial :happy: É legal variar as coisas e acho que fica mais real os char do grupo andarem nesse formato ao invés de em fila.


É uma ótima, agora temos que incentivar a galera a postar tutoriais no portal, aqui primeiro, e depois no portal.
A Casa do Maker está de volta. :happy:

Projetos:
Rpg Maker VX Ace:
Student Adventures ACE 21%

Rpg Maker MV:
As Crônicas do Fim do Mundo 44%
Casa do Maker - O Retorno 1%

Responder