Tutorial RGSS Parte 2(Heranças e janelas).

Fórum para a postagem de tutoriais e dúvidas de Rpg Maker XP, VX e VX Ace.
Responder
helivelton
Membro (Marechal)
Maker Preferido: Rpg Maker 2003

Tutorial RGSS Parte 2(Heranças e janelas).

Mensagem por helivelton » Ter Out 09, 2007 11:51 am

Antes de Mais nada quero que vcs tenham entendido tudo das aulas anteriores.
Bom agora falarei um pouco sobre heranças e tal.
Herança e simples de se entender como o proprio nome diz e uma herança hsauhsuaus.
Ela funciona assim:
class Window_Teste < Window_Base
veja ai indiquei que a class Window_Teste herdara coisas(conteudos) da class Window_Base.
se vc reparar qualse todas as janelas em si herdam da Window_Base(como o nome diz Janela Base.)
e tambem usamos a palavra reservada super o que vem a ser a super.
ela faz com que vc insira o conteudo da superclasse a classe pai.
um exemplo é super(32,32,32,32)entre os parenteses vc usa o conteudo desejado da superclasse.
ai eu dei um exemplo que sera usado na nossa janela.
Bom vamos a nossa janela.vcs devem ter sacado mais ou menos a herança.
abra o editor de script's.
crie um novo.(de preferencia acima do main pq o RGSS le de baixo para cima).Nunca deve ser usado um script abaixo do main.(A naum ser que vc crie um novo tipo de main sei la ne).
Digite ai:
class Minha_Janela < Window_Base
o que fizemos.iniciamos uma nova classe usando o class e nomeamos-a de Minha_Janela o nome pode ser qualquer um mas lembrando sem acento cecedilhas etc,.. e quando ouver um espaço colocar um_(Underline).
indicamos que ela sera filha da classe Window_Base herdara conteudo da superclasse.
abaixo digite:
def initialize
e agora o que fizemos: colocamos o def para mostrar com que sera inicializado o script(algo assim).
e usamos a palavra initialize toda classe que for pre-inicializada deve ter o initialize apos o def.
seu codigo deve estar assim :

def initialize

entaum abaixo do comando def digite:
super(0,0,120,64)
e agora o que fizemos:veja utilizei o comando super e passei alguns parametros(medidas para nossa janela).
no primeiro 0 e no segundo 0 saum as cordeenadas(uma dica quando for aumentar e aumentar de 32 em 32 naum e obrigado).
32 e o tamanha dos quadrados do RMXP.
no 120 e a largura da nossa janela e o 64 o tamanha.
quando vc precisar aumentar o tamanho pode fazer contas exemplo super(0,0,120,64 + 64) viu que legal.
agora abaixo do super.
digite :
end
end
o que fizemos : finalizamos o script hehe.

antes de testar veja se seu codigo estas assim:

def initialize
super(0,0,120,64)
end
end

agora vendo nossa janela:
crie um npc(um evento).
va em chamar script e digite:
Minha_Janela.new
mas o que fizemos agora: simples chamamos a nossa classe quando feito isso ele lera to o conteudo do initialize.
teste o jogo fale(clique)no npc.
e vc vera ela la.
o que vc ve e simplesmente o desenho da windowskin no tamanho que pedimos na superclasse.
Bom espero que tenham gostado.
Mas nossas janelas naum acabam aqui naum.
Nas proximas lições ensinarei a colocar em nossa janela palavras,imagens,HP,MP,EXP,STATUS E muito mais.
ate a proxima.

Responder