Tutorial RGSS Parte 1(Apendice 1)

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helivelton
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Tutorial RGSS Parte 1(Apendice 1)

Mensagem por helivelton » Sex Out 12, 2007 10:52 am

Essa e a nossa primeira apendice.Mas o que e uma apendice(Boa pergunta).Não sei ao certo mas e mais ou menos uma explicação do que ficou mal explicado algo assim sei la.
Bom vou falar dos operadores e do true e false.
true
true significa ligado(correto,certo).
false
false significa desligada(errada,falso).
Operadores.
== Igual
esse sinal compara se os valores são iguais,se for seu resultado sera true(correto) senão false(errado).
exemplo.
digite ai : p 1 == 1
O resultado sera true(correto).Porque 1 é igual a 1.
!= Diferente
esse sinal compara se os valores são diferentes,se for seu resultado sera true(correto) senão false(errado).
exemplo:
Digite ai : p 1 != 2
O resultado sera true(correto).porque 1 é diferente de 2.
> Maior que
esse sinal compara se o primeiro valor é maior q o segundo,se for seu resultado sera true(correto) senão false(errado).
exemplo:
Digite ai: p 1 > 0
O resultado sera true(correto)pq 1 é maior que 0.
< Menor que
esse sinall compara se o primeiro valor é menor que o segundo,se for seu ressutado sera true(correto) senão false(errado).
exemplo:
Digite ai: p 1 < 2
o resultado sera true(correto)pq 1 é menor que 2.
>= Maior Igual a
esse sinal compara se o primeiro valor e maior ou igual ao segundo,se for seu ressutado sera true(correto) senão false(errado).
exemplo:
Digite ai: p 1 >= 1 ou p 2 >= 1
o resultado do primeiro sera true(correto) pq 1 é igual a 1.o resultado do segundo sera true(correto)pq 2 é maior que 1.
<= Maior igual a
esse sinal compara se o primeiro valor é menor ou igual ao segundo,se for seu ressutado sera true(correto) senão false(errado).
exemplo:
Digite ai:p 1 <= 1 ou 1 <= 2
o primeiro resultado sera true(correto)pq 1 é igual a 1.o segundo resultado sera true(correto)pq 1 é menor que 2.
= Igual
Não confunda esse sinal com o ==.A diferença quer ver.
Digite ai : p 1 = 1 Dara erro e digite 1 == 1 dara true(correto)mas pq.....
PQ o = serve para atribuir um valor a certa coisa.E o == compara se o valior 1 é igual ao 2.

Variaveis.

String - Comporta letras e números
Integer - Comporta numeros
Boolean - Comporta 0 e 1, true e false, sim e não
Array - Comporta várias variáveis
Constante - Comporta tudo, porém seu valor é fixo.

No caso dos Eventos de mapa, eles usam variaveis booleanas(as switches) e variaveis numéricas(as variaveis comuns).

No RPGMaker, elas também possuem grau:

var = variavel local
@var = variavel pública
$var = variavel global
VAR = Constante

Variaveis locais servem para resolver problemas rápidos, como nomes ou números que só serão alterados ali mesmo.
Variaveis públicas servem para toda a classe que a declarou, podendo ser alterada em qualquer procedimento da classe.
Variaveis globais são geralmente declaradas no início da execução do programa, servindo como base para classes e outras variaveis.
Constantes Só são declaradas no caso de valores imutáveis, ou seja, que não necessitam ser mudados.
Acho que so Flw.....

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