Tutorial RGSS Parte 2.5(hp sp nome etc...)

Fórum para a postagem de tutoriais e dúvidas de Rpg Maker XP, VX e VX Ace.
Responder
helivelton
Membro (Marechal)
Mensagens: 1350
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 4:04 pm
Maker Preferido: Rpg Maker 2003

Tutorial RGSS Parte 2.5(hp sp nome etc...)

Mensagem por helivelton » Sáb Out 13, 2007 10:53 am

BOM serei muito breve pq não tem muito mesmo que explicar se vc acompanhou as aulas e entendeu tudo vera como e sinmples entender essa aula.
Nessa aula explicarei como colocar o hp sp level status ext...do heroi na janela.
vamos ao codigo.
Digite ai.
class Minha_Janela < Window_Base
def initialize
super(0,0,120,64)
self.contents = Bitmap.new(width - 32,height - 32)
#ate ai tudo bem#
actor = $game_party.actors[0]
#veja chamamos a variavel $game_party.actors e no [0]indicamos que queremos o conteudo do heroi 0 o principal.varia de 0 a 3.
draw_actor_hp(actor,self.width - 120,0)
#veja o que fizemos pedimos o metodo draw(mostrar mensagem e tal)actor(o heroi ator)e no hp(pedimos que mostre o hp mas vc pode pedir mudar pra sp level state exp etc..para mais informações entre no script window_menustatus alogo asim
logo no inicio tera la a variavel e tudo.
e passamos parametros para o hp.
end
end
#finalizamos#
teste o jogo e tara la o hp do heroi.

lista de status:
draw_actor_hp = mostra o hp
draw_actor_sp = mostra o sp "mp"
draw_actor_name = mostra o nome
draw_actor_state = mostra o status
draw_actor_level = mostra o level
draw_actor_exp = mostra a exp

acho que so.
espero que tenham entendido.Ja esta acabando a parte 2 das janelas vamos so farei agora mais uma aula sobre janelas explicando como colocar palavra imagem e hp na janela todos juntos.
e uma apendice.
e irei para a parte 3(sprite,plane) sobre imagens e tal.
duvidas perguntem,erros perguntem etc...
ate a proxima :byebye:

blacktwister
Super Membro
Mensagens: 1854
Registrado em: Dom Set 10, 2006 8:52 am
Maker Preferido: Rpg Maker 2003

Mensagem por blacktwister » Dom Out 14, 2007 12:15 pm

aham é asim q se faz um menu? com janelas? tipo soh li por cima é q to no linux e não tyem como testar isso ai, mas amanhã eu quewro ver se não testo tudo duma vez. ou existe uma clase chamada menu?

SoulMortis
Membro (Marechal)
Mensagens: 1294
Registrado em: Ter Out 02, 2007 7:40 pm
Maker Preferido: Rpg Maker 2003
Contato:

Mensagem por SoulMortis » Dom Out 14, 2007 8:18 pm

nossa vlw pela dica ae helivelton...
me ajudou mto...

fuiz :ewhz_:
"Lute por algo chorando, mesmo que um dia o prometeu sorrindo"(anonimo)

helivelton
Membro (Marechal)
Mensagens: 1350
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 4:04 pm
Maker Preferido: Rpg Maker 2003

Mensagem por helivelton » Seg Out 15, 2007 10:23 am

é quase assim black.
Mas ao enves de herdar da Window_base vai herdar do window_sectable.
ensinarei sobre hierarquia(herança)mais pra frente.
Por que a window_sectable que faz o cursor e tal mas to estudando isso pra passar pra vcs.
Logo passarei case,loop do,update,for in,e muito mais. Logo to com net(Tomara).dai fica facil explicar postarei os tutos com imagens e com mais enfaze.
Mais pra frente vou ensinar a criar um menu simples so ter calma.
flw.

blacktwister
Super Membro
Mensagens: 1854
Registrado em: Dom Set 10, 2006 8:52 am
Maker Preferido: Rpg Maker 2003

Mensagem por blacktwister » Seg Out 15, 2007 4:48 pm

blz veio é q ai eu jah começo meu projeitnho, sabe, mas acho q vou esperar vc ter net em ksa pra ajudar mais flw, e agora entendi :ewhz_:

helivelton
Membro (Marechal)
Mensagens: 1350
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 4:04 pm
Maker Preferido: Rpg Maker 2003

Mensagem por helivelton » Sex Out 19, 2007 3:14 pm

Os menus são feitos com cursores(obvio)E claro com os desenhos de windowskin se reparar aquele fundo azul(ele vcs devem saber o que é)concluindo os menus não passam de windowskin com conteudo.Cada classe e responsavel por uma parte do menu como a janela do dinheiro dos passos do tempo etc..cada um numa classe procure as e modifique o super.
Se vc ir na classe Window_Comand (algo assim)veras la.
Essa classe que é responsavel pelo comando do menu.
Depois vai no Scene_Menu e la vai tar todas as variaveis de comando.
São classes diferentes que fazem uma unica coisa(a merda do comando).
To escrevendo um tutorial em casa.Vou escrever mais tutorias(muito mais).
Pensei que na classe Window so tivesse aquilo mas descobri varias coisas na raça(fusando os script's)como fazer o texto se mover aumentar o tamanho da janela(tudo com o loop do uma estrutura de reptição).
Logo continuarei os tutorias to sem grana pra vir na lan.
Logo vo ta com net dai a coisa vai andar.
Ja tenho ate conteudo para as aulas.Fiz uma apresentação para explicar a classe Sprite(meu primeiro script uma apresentação)que legal.
Agora aguardem..........

Responder