Tutorial RGSS Parte 3.1(inserinado uma imagem)

Fórum para a postagem de tutoriais e dúvidas de Rpg Maker XP, VX e VX Ace.
Responder
helivelton
Membro (Marechal)
Maker Preferido: Rpg Maker 2003

Tutorial RGSS Parte 3.1(inserinado uma imagem)

Mensagem por helivelton » Qua Out 24, 2007 5:22 pm

Bom serei mais breve nas nossas aulas explicarei poucas coisas pois to sem dinheiro esses dias.
Iniciando....................
acho que na aula passada vcs devem ter ficado confuso com o loop do certo.
Mas agora tudo se esclarecera(eu espero).
antes explicarei o minimo do break.O que é o break.E uma palavra reservada que é usada para enterromper algo tipo quebrar o loop do ou o while(veremos essa estrutura mais pra frente).
Como avia dito iremos fazer um script de apresentação.vamos começar.
Abra um novo projeto e crie um novo script e digite.

class Minha_APSC #no caso dessa apresentação nos naum precisamos inserir uma class(classe)podiamos ir direto ao codigo.Mas vamos deixar mais bonitoo.

E naum iremos usar o def initialize pois queremos que a classe se inicie sozinha certo?

imagem = Sprite.new

o que fizemos.Simples.iserimos uma variavel com o nome de imagem(pode ser qualquer nome mas deixamos assim)dizemos que ela é igual(=)Sprite.new(iniciamos um sprite ,sprite e sempre usado para iniciaermos imagens o plane tambem mas veremos a diferença do plane e do sprite mais tarde).

imagem.bitmap = RPG::Cache.title("001-Title")

e agora.carregamos a nossa imagem com as palavras bitmap e usamos a função do RPG Cache que é usado pra carregar imagens.demos o caminho a seguir pela pasta title e demos o nome do arquivo.

agora o loop.

digite ai:

loop do
Graphics.update
end

veja criamos uma loop do teste o jogo.A imagem aparecera la mas naum saira de la.
Mas pq.pq pedimoas que atualize a imagem el embra que disse que o loop e uma estrutura de reptição entaum ela fica repetindo reptindo ....
Agora faramos o seguinte
em baixo de Graphics.update digite:

Input.update
if Input.trigger?(Input::C)
break
end

o que fizemos.

pedimos que atualize a entrada de teclas(Input.update)criamos uma condição naum explicarei que vcs devem saber o que a condição faz(Ela e uma condição que deve ser cumprida).e pedimos que se o botaum C for apertado(Input.trigger?(Input::C)e usamos o break(lembra ele para o loop do).

Agora teste o jogo e aperte o C.Ele rertonara a tela de titulo pq?.pq a condição foi cumprida e quando a condição foi cumprida pedimos que parace o loop do(break).

CONTINUA..............

espero que tenham entendido se ouver erros me comuniquem pois o tempo ta acabando aqui na lan.FUI.

Fênix
Membro (Marechal)
Contato:

Mensagem por Fênix » Seg Jun 30, 2008 1:43 pm

Óia, agora que eu vi que tinha tutos de RGSS aqui na casa. heuaeuhuehueahh
Grande helivelton, isso será bem útil pra mim.

Só podia estar um pouco mas organizadinho, mas tudo bem, você tava na lan.

helivelton
Membro (Marechal)

Mensagem por helivelton » Seg Jun 30, 2008 8:55 pm

Sim estava na lan na epóca, ta bem desorganizado, quem sabe na nova cdm, eu naum escreva tutos mais caprixados xD...

Responder