[Tutorial]Adicionando novos script's em seu projeto.

Fórum para a postagem de tutoriais e dúvidas de Rpg Maker XP, VX e VX Ace.
Responder
helivelton
Membro (Marechal)
Maker Preferido: Rpg Maker 2003

[Tutorial]Adicionando novos script's em seu projeto.

Mensagem por helivelton » Qua Jan 02, 2008 11:45 am

HeEH!

Estou sem nada pra fazer, então vou ensinar(tentar), a add script's em seu jogo!
E dar algumas explicações sobre eles!

Antes:
Quero dizer que logo voltarei com os tutos de RGSS, agora que estou iniciando-me de volta ao RPG Maker!

O Tutorial:

Bom vamos começar, suponhamos que vc naum saiba add um script a seu projeto, coisa que todos devem saber, mas claro sempre a quem não saiba, isso é bem simples!

No seu projeto, pressione F11!

F11 = Tecla de atalho para o editor de script's!

La vc vera varios script's, esses são os script's que fazem seu jogo rodar, ou seja, eles fazem:

O char se mover, quando pressionado as setas do teclado!
O menu aparecer quando pressionado ESC ou X!

Alias, vamos resumir, ele faz tudo, esperimente entrar em qualquer script, e add um "a" q seja, ele dara erro, por isso é bom saber o basico de como se add script e etc...

Voltando....

Quando ja estiver no editor de script's, do lado esquerdo da tela, a todos script's do jogo, nele a uma barra de deslizar, va ate o ultimo script, o de baixo nomeado Main.

Clique em cima do script Main, com o segundo botão(o direito) do mouse, abrira um popup com algumas opções vejam elas a seguir:

Iserir = Inseri um novo script no editor.
Cortar = Corta o script do editor, ou seja, o deleta.
Copiar = copia todo script.
Colar = cola todo script q ja tenha copiado
Deletar = deleta o script.
Procurar = abre uma janela com um caixinha pra digitar o q deseja achar.

Clique na Inserir, abrira um novo script todo branco(sem nada), ele também está sem nome, abaixo no canto inferior esquerdo, a uma opção Nome, nessa caixinha digite o nome do script, lembrando que o nome pode ser qualquer um, pois o editor le o conteudo não seus nomes.

Clique em cima do novo script(o nosso), la em nome digite Script de Teste

Agora na parte toda branca clique la, ai vc pode digitar, ou seja digitar o script ou cola-lo.
Copie o scrit a seguir>:

a = "Vc fez tudo OK"
print a

Selecione ele e aperte CTRL + C.

Agora no editor de script, na parte branca coel-o script:

Para colar aperte CTRL + V.

Agora vá ate lá em baixo e de OK.

Teste o jogo, Aparecera uma caixa de testo scrito Vc fez tudo OK!

Esse foi o efeito de nosso script, claro não tive entenção de fazer algo fodão, apenas para terem noção, isso é o que vc deve fazer com qualquer script!

OBS: Nem todos script's, são usados acima do main, dependendo do script ele deve ir acima ou abaixo de uma certa classe, tente sempre se informar sobre o script! Obrigado!

Espero q tenham gostado da inutilidade disso tudo, flw.......

Vash
Super Membro

Mensagem por Vash » Qui Jan 03, 2008 4:55 pm

Bela aula de CTRL+C, CTRL+V! Nem na faculdade aprenderia uma coisa como essa! Acho que não sei o que faria com meu RPG Maker XP se não fosse por isso! Acho que jogaria no lixo! Ih... joguei...

iauhAIUHAiauHAIuhaIUAhaiuhaIA

Boa hevelilton! continua postando material ai, afinal sempre tem começo pra tudo, até pra dá (né Killer?) aiuhaiuhaiuaa

Aways! :haha:
Eu tenho medo do TUX...
Imagem
Imagem
Imagem

Responder