[Tutorial]Criando a Tecla "Pular" no Maker XP!

Fórum para a postagem de tutoriais e dúvidas de Rpg Maker XP, VX e VX Ace.
Responder
helivelton
Membro (Marechal)
Maker Preferido: Rpg Maker 2003

[Tutorial]Criando a Tecla "Pular" no Maker XP!

Mensagem por helivelton » Qua Jan 02, 2008 4:20 pm

HeEH(Como sempre)xD!

Sobre o Tutorial: Neste tutorial pretendo ensina-los a criar o evento pular! O que seria!?
Com ele vc add o comando Pular em seu game, quando alguém pressionar certa tecla ele pula xD!

Explicações idiotas: Bom neste tutorial vc não aprenderá nada extraordinario, e também não entrarei em detalhes, só se for o caso, e espero que vcs tenham o minimo de conheciomento no Maker, alias, não precisa ter mas que fique legal e bem entendido é bom, pois senão vc só decora xD!
E não temos um tutorial de eventos por aqui, mas pretendo escrever, dizendo detalhes sobre os eventos e suas caracteristicas!

Créditos: Esse tutorial é de minha autoria, não sendo copiado de nenhum lugar, eu mesmo elaborei esse sisteminha de pulos, alias, já tinha mas eu gosto de quebrar a cabeça(quando to de bom humor) e criei o meu sistemaxD!

Lembrando: Devo lembrar que esse é simples, sem efeito e nada, claro que não é dificil colocar efeitos, mas esse é um pulo original xD, Se quer com efeitos apenas post pedindo algum efeito que deseja que tenha!

O Tutorial: Bom, enfim vamos começar!

Abra o Maker, crie um novo projeto, se preferir use um seu, eu aqui uso um projeto proprio para a ocasião, ou seja, criei um projeto apenas para criar meus sistemas, testar, entre outras besteiras........

Crie um novo evento, vá nomeie como Pular, na lista de eventos, na primeira aba(1), vá ate a opção Definir Teclas, Crie uma variavel por ai, clicando na setinha, nomeie como Pular, de OK, vc voltara para a tela de opções do definir teclas, abaixo vc vera uma opção escrito Tabela de Códigos, ai a uns numeros cada numero corresponde a uma tecla, marque na cabeça o numero da tecla que vc quer que pule!
Depois de OK!

Vá no evento Condição, que fica na primeira aba(1) de eventos, marque a opção Váriavel, clique na setinha e selecione a variavel que vc criou anteriormente a "Pular"!
Em Constante, coloque o numero que corresponde a tecla que vc quer que pule, aqui escolhi a telca A, Então vo colocar o numero 14!

Dentro deste evento:
Crie um novo evento vá na opção Condição, que se localiza na primeira aba, da listagem de eventos!
Ao abrir, vc verá 4 abas, vá ate a terceira e marque a opção Personagem, abrira duas novas opções do lado, deixe na primeira Personagem e na segunda Abaixo!

Feito isso, criamos uma condição, tudo que add nessa condição, só acontecerá, se o personagem estiver na direção abaixo!

Seu evento estará assim:

Condição: Personagem - Torna-se Abaixo

: Excessão

: Fim

Abaixo de "Condição: Personagem - Torna-se Abaixo", abra a lista de eventos, vá ate a segunda aba(2), e na opção Mover Evento, ai havera muitas opções, no canto inferior esquerdo, está escrito Opções, Marque a opção Ignorar se Impossivel!

Depois disto:
Clique na opção Pular... abrira uma nova janelinha com as opções:

Coordenada X+:
Coordenada Y+:

Na opção Coordenada X, deixe o numero 0, na Coordenada Y Marque 2!

De OK!
Seu char já pula para baixo^^!

Agora em baixo da Condição Personagem Torna-se Abaixo, e dentro da Condição Variável [0001:Pular] == 14!
Crie um novo evento e....:
Condição> Aba 3> Tornar-se acima> Mover Evento> Ignorar se Possivel> Pular:

Na opção pular em Coordenada Y, coloque -2!
De OK!

Condição> Aba 3> Tornar-se Esquerda> Mover Evento> Ignorar se Possivel> Pular:

Na opção pular em Coordenada X, coloque -2!
De OK!

Condição> Aba 3> Tornar-se Direita> Mover Evento> Ignorar se Possivel> Pular:

Na opção pular em Coordenada X, coloque 2!
De OK!

E não se esqueçam de deixar o evento como, Processo Paralelo e copie o evento em todos mapas que queira que pule!

Se vc seguiu tudo corretamente a sua lista de eventos deve estar assim:

Imagem

Finalizando: Acho que melhor esplicado...... impossivel, mas caso tenham duvidas postem, e lembrando que isto é pro RPG Maker XP, mas também pode funcionar no 2k3 e outros, sendo que os eventos não mudam tanto![/b]

Valariz
Super Membro

Mensagem por Valariz » Qua Jan 02, 2008 8:49 pm

Ótimo tutorial cara, você que fez? Eu tenho uma dúvida champz, tipo se tiver uma colina bem pequena do lado do carinha, mas que fosse maior que ele. Se ele usasse a tecla pra pular ele poderia subir emcima da colina ou ele bateria na parede?

helivelton
Membro (Marechal)
Maker Preferido: Rpg Maker 2003

Mensagem por helivelton » Qui Jan 03, 2008 8:44 am

E foi eu sim, como disse no começo do tuto, msmo q tenha lido um tuto, naum gosto de copiar, e alias eu que bolei^^!

Cara ai que está, ele pularia a colina!
Mas eu tenho um jeito simples de resolver!

Na beira da tal colina, coloque eventos tipo uns carinhas, e deixe a opacidade 0, no jogo os carinhas bloquearam a passagem, e não serão vistos!

Eu sei é meio idiota, mas é o jeito^^!

Faça assim!

Imagem

A opacidade assim:

Imagem

Responder