Apostila de RPG Maker XP "Conhecendo os scripts" (PDF)

Fórum para a postagem de tutoriais e dúvidas de Rpg Maker XP, VX e VX Ace.
Responder
Killer Ghost
Administrador
Maker Preferido: Outro
Contato:

Apostila de RPG Maker XP "Conhecendo os scripts" (PDF)

Mensagem por Killer Ghost » Qui Ago 07, 2014 2:44 pm

Estive procurando algum material interessante sobre Rpg Maker e achei uma apostila interessante em pdf sobre os scripts do XP que servem, em sua lógica para os makers posteriores.
Devido à falta de tutoriais a respeito desta ferramenta de criação de jogos, decidi aplicar um pouco de meu tempo e o meu pequeno conhecimento do assunto para mudar este quadro. Estou fazendo isso por vontade própria e com o intuito de ajudar. Espero conseguir neste tutorial...
Por favor, me avisem se existirem erros (podem existir erros de português, sobre o RPG Maker XP, erros de tradução ou qualquer coisa). Todos os erros serão corrigidos.
Este tutorial não é um guia para solucionar problemas. Se você não consegue executar o aplicativo, não será aqui que seu problema será solucionado. Este tutorial é de nível Avançado.
Um bom conhecimento no RPG Maker é necessário para utiliza-lo.
O Maker utilizado neste tutorial é uma versão em inglês, mas TODOS os nomes em inglês têm sua tradução entre parênteses. Não conheço nem utilizo versões em português. Não conheço quem traduziu outras versões e podem existir diferenças entre as traduções. Fiz curso de “Inglês Técnico I” e “Inglês Técnico II” e acho que a tradução deve estar razoável e coerente com a
realidade, apesar disso, podem ocorrer erros. Por favor, me avisem caso encontrem algum.

Não estou aqui querendo afirmar nada sobre nada nem ninguém. Não quero ofender nenhum leitor, ou o visinho, ou o cachorro do visinho, ou o papagaio de qualquer um que seja. Não estou tentando provar nada. Não sou “guru” do RPG Maker XP. Portanto, tenham paciência...

E me desculpem por qualquer tipo de transtorno e muito obrigado aos que me ajudaram e incentivaram.
É uma apostila bem básica que ensina lógica de programação, não é muito útil para quem já estudou lógica, mas para quem está começando é uma boa.

A grande vantagem fica em ser descritiva sobre os métodos e significado das funções internas do programa. Recomendado.

Autoria do Marcelo Cavaco: Baixe a apostila aqui
A Casa do Maker está de volta. :happy:

Projetos:
Rpg Maker VX Ace:
Student Adventures ACE 21%

Rpg Maker MV:
As Crônicas do Fim do Mundo 44%
Casa do Maker - O Retorno 1%

Responder