[Artigo] Os dois (ou três) lados da Casa do Maker

Fórum para qualquer tipo de assunto.
Responder
Killer Ghost
Administrador
Maker Preferido: Outro
Contato:

[Artigo] Os dois (ou três) lados da Casa do Maker

Mensagem por Killer Ghost » Qua Jan 08, 2014 11:44 pm

Conversando com o cascao hoje no Facebook, analisamos alguns fatores antigos que determinavam as características da CDM.
A Casa do Maker teve larga influência na vida de inúmeros jovens que por aqui passaram durante seus anos áureos de 2005 a 2008 até que o declínio foi inevitável por rachas na liderança.

Durante o auge do Rpg Maker, a atração pela Casa do Maker veio por uma diferenciação: O jogo Student Adventures, lançado junto com a comunidade, em 2005, desenvolvido na época sob o gênero de RPG e comédia, que gerava uma dissonância com os projetos e jogos da época.

Student Adventures atraiu grandes membros que "fizeram história" aqui dentro como Decon que foi beta-tester da última versão em 2006 e cascao que chegou ao fórum após jogar.

Mas, o Rpg Maker ficou longe de ser unanimidade dentro da comunidade e ficou relegado a segundo plano aqui dentro pela característica peculiar da comunidade: debates intelectuais e muita "zuera".

A permanência na Casa do Maker era decidida em função do fator principal, a criatividade de membros como cascao e SoulMortis arrebatou postagens baseadas em brincadeiras, chacotas e montagens divertidas. Era o famoso "The zuera never ends" bem antes do jargão existir.

Isso mantinha os membros aqui.

Por outro lado, com a evolução da Casa do Maker, e com os membros ficando mais velhos e passando uma idade crítica, uma adolescência rebelde, tivemos nossa versão do "iluminismo" por aqui aqui. Largos debates intelectuais eram travados e que ajudaram a desenvolver a mentalidade de muitos membros hoje que mal se lembram da existência dessa época.

Muitas definições políticas, escolha de cursos superiores, trabalhos, decisões, etc. foram desenvolvidas com base em ideias disseminadas por aqui.

Aversão à autoridade e ao governo, anarquismo, paixão por rock, críticas à mídia, críticas à religião, vegetarianismo e inúmeras outras ideias foram debatidas e experimentadas com grande vigor.

Foi aqui que aprendemos não a apenas pensar, mas, a pensar de modo crítico.

Por outro lado, tínhamos os projetos de Rpg Maker, que uniam e refletiam a bagunça e a muita ausência de regras, com a intelectualidade (ainda que, de garotos em média com 15 anos) para formar jogos totalmente malucos, como era o caso do próprio Student Adventures.

Convido você a refletir sobre esse período, tirar suas conclusões e analisar se é ou não praticável o ressurgir de uma comunidade que tanto contribuiu em nossas vidas, e que por muitos anos influenciou a nossa forma de pensar e de interagir influenciando nossas práticas e que foi nossa voz por um largo e importante tempo.
A Casa do Maker está de volta. :happy:

Projetos:
Rpg Maker VX Ace:
Student Adventures ACE 21%

Rpg Maker MV:
As Crônicas do Fim do Mundo 44%
Casa do Maker - O Retorno 1%

cascao
Membro (Marechal)
Maker Preferido: Rpg Maker 2003
Contato:

Re: [Artigo] Os dois (ou três) lados da Casa do Maker

Mensagem por cascao » Qui Jan 09, 2014 1:22 am

porra o que dizer...
Tava vendo alguns tópicos antigos aqui, risadas e discussões imensas que nem lembravam que haviam existido. Mas que quando vi lembrei de tudo.

Não se pode negar que na época da "zuera", que foi quando eu, SoulMortis, helivelton entre outros eram ativos aqui no fórum o RPG Maker acabou sendo esquecido, mas mesmo assim o nome carrega uma nostalgia muito grande. O fórum servia de válvula de escape da realidade para muitos aqui (inclusive para mim)...roqueiros, revoltados, diferentes...

Não sei se pode voltar a ser como era antes, eu iria achar algo muito bacana para passar o tempo, claro que não seria o mesmo vício de antigamente mas com certeza um lugar para discutir idéias, fazer novas amizades e PRINCIPALMENTE dar risadas com coisas idiotas, toscas, sem noção...

Sugiro a quem ler isso e se interessar a uma volta da CdM para que dê idéias do que pode mudar para atrair novos membros ou mesmo os membros antigos como eu... mas também fale antes da sua nostalgia na CdM como eu fiz.

Minha idéia agora é excluir os tópicos e boards inutéis, dar uma limpada geral na CdM, se surgirem mais idéias eu edito aqui esse post.
Imagem

Killer Ghost
Administrador
Contato:

Mensagem por Killer Ghost » Qui Jan 09, 2014 1:52 am

Vamos fazer isso dar certo e talvez até fazer uma reunião de dez anos da Casa do Maker em 2015.

Precisamos reorganizar o board e fazer algumas alterações no layout que podem ajudar como aumentar algumas fontes e excluir tudo o que não é útil para nós e deixar o mais simplista possível.

Mas, a parte maior é a mesma que citei naquela entrevista em 2008 que você fez, Cascão.
cascao - Você tem planos para fazer a Casa do Maker crescer? Quais?

Killer Ghost - Na verdade, eu sou péssimo, mas, muito ruim mesmo em divulgação, se ninguém tapar este buraco, não iremos crescer, eu sei que este é o meu ponto fraco, então tentarei uma nova abordagem, que seria valorizar realmente o que temos, nossos amigos, e deixaremos o site futuro da Casa do Maker com um visual bacana que chame a atenção, e no mais iremos evoluir nas idéias.
O grande problema é e sempre foi divulgação. Mas, nós vamos encontrar formas de realizarmos isso de forma natural e eficiente. Tenho certeza.

Resgataremos valores e tornaremos a Casa do Maker novamente um palco de troca de idéias e muita criatividade a favor da zoera, porque ela não pode parar. Nesse processo é indispensável a presença de SoulMortis e da galera clássica.

Projetos:
Rpg Maker VX Ace:

Rpg Maker MV:

cascao
Membro (Marechal)
Contato:

Mensagem por cascao » Qui Jan 09, 2014 1:56 am

Uma coisa boa agora é a nova maturidade dos membros...as briguinhas e pensamentos infantis que foram um dos fatores que causaram a "morte" da Casa não vão mais ter...mas ainda vai ter o humor no-sense de sempre hauehaue
Imagem

Killer Ghost
Administrador
Contato:

Mensagem por Killer Ghost » Qui Jan 09, 2014 3:10 am

Então, a maturidade nos ajudará a guiar esse novo rumo.

Nossa proposta é reviver o que a CDM sempre foi, um GRUPO para troca de idéias, como uma "sociedade de poetas vivos".

Ninguém se desenvolve sozinho, precisamos ajudar uns aos outros, como uma fraternidade, adotar alguns lemas de amor ao próximo, ajuda mútua, apoio e progressão de nossa intelectualidade com base no choque de idéias.

Coisa que sempre fizemos muito bem. Vamos nos ajudar.

Projetos:
Rpg Maker VX Ace:

Rpg Maker MV:

Fênix
Membro (Marechal)
Contato:

Mensagem por Fênix » Qui Jan 09, 2014 11:39 am

clap, clap, muito bom.

Entrei aqui com 13 anos, imagina só. Lembro que falávamos da glória existente na conquista de pelos pubianos. Essa porra atravessou uma fase importante na minha vida e deve ser por isso que sempre rola uns momentos em que sinto vontade de postar.

Acho que um primeiro passo para atrair gente pra cá é dar visibilidade ao fórum/portal. Não entendo como um site de RPG Maker que existe há mais de 8 anos não aparece nem entre as 5 primeiras páginas na busca pelos termos "rpg maker" no Google Brasil.

Killer Ghost
Administrador
Contato:

Mensagem por Killer Ghost » Qui Jan 09, 2014 4:11 pm

Deve ser porque o Rpg Maker sempre foi segundo plano por aqui. Mas precisamos trabalhar para que o Rpg Maker ganhe destaque postando jogos e ferramentas. Os downloads lá crescem a cada dia.

Precisamos (começando por mim, que nunca dei exemplo nisso) aprender a respeitar mais a opiniao do proximo e entender que richas VIOLENTAS com as que ocorriam aqui so nos prejudicam como grupo e como individuais.

Tem um topico de piramides de 2009 no board MELHORES que eu dou um puta mal exemplo quanto a isso.

Se nos tornarmos fortes como unidade, podemos crescer a nivel suficiente.

A Casa eh importante demais para ser deixada de lado assim.

Projetos:
Rpg Maker VX Ace:

Rpg Maker MV:

Desert Striker
Membro (General)

Mensagem por Desert Striker » Ter Jan 21, 2014 12:45 pm

Da época de ouro do Rpg Maker, a única comunidade que restou foi a Casa. A castelo foi derrubada; a Vila foi incendiada, e a Maker Universidade se tornou lenda. Lembro que quando iniciei estava no ensino fundamental e alguns membros já eram mais velhos. Membros que atualmente, assim como eu, devem abrir antigos jogos feito em maker 2000 e relembrar os bons momentos que a ferramenta proporcionava. Quem não lembra do char Alex? Presente na maioria dos projetos em mapas toscos e aventuras envolvendo princesas e dragões. O que na época pareceria um clichê, hoje me faria dedicar uma tarde inteira jogando para zerar o jogo, sabendo como cada detalhe foi feito. Eu sempre fui muito fã da época 2k/2k3, e mostrei insatisfeito com o surgimento do XP, claro que foi um grande avanço nos projetos, com o surgimento de scripts, mas acredito que acabou tirando o brilho das grandes produções, pois com menos de 10 minutos você já tinha o sistema de batalha e outros sistemas. Daí era só criar uma história e fazer mapas. Se eu tivesse disponibilidade de fazer um jogo hoje, com certeza gostaria de usar os gráficos toscos das primeiras versões. Muito tempo se passou, e é ótimo ver uma ferramenta que era tão básica evoluir para gráficos mais detalhados e sistemas mais complexos. Hoje estou com quase 22 anos, e nunca me esquecerei das noites perdidas controlando o Alex por mapas enormes, encontrando batalhas a cada 5 passos.

Killer Ghost
Administrador
Contato:

Mensagem por Killer Ghost » Ter Jan 21, 2014 2:16 pm

Grande Desert Striker, 13º membro mais postador de todos os tempos na Casa e um dos mais participativos no período de ouro, 2005 a 2008. Também um dos que mais arrumei confusão. Haha Foi praticamente o fundador da comunidade junto comigo vindos da "Silver Flame", com Solid Snake, Sopa, e outros.

Eu tenho um documento antigo contando toda essa história, depois postarei.

Na época que nós brigamos havia um board oculto aqui na Casa do Maker que continha planos para invadir seu PC. Hahaha Seu codename era "Farinha Amanhecida". Hahaha Um dia revelarei os segredos profundos da Casa do Maker.
Bons tempos, foi uma época que realmente mudou nossas vidas. Alex em Status Quo e A Era dos Deuses.

E realmente, a fantástica Maker Universe já não existe há muitos anos, (uns 8 anos), a CasteloRPG incrível também nos deixou, a Menace perdeu toda a magia que tinha em 2005, restou a Casa do Maker e outras comunidades novas e estranhas que surgiram.

Nossa tradição está guardada a sete chaves, intacta e presente. A CDM é eterna.

Com o VX e VX Ace tudo se aproximou mais do 2003, com aquele jeito típico aliado da nova tecnologia, então vale a pena se aventurar e acompanhar novos projetos como Student Adventures ACE que visa resgatar parte dos melhores tempos de nossas vidas.

Nunca vou esquecer do nosso projeto em dupla, o Último Inferno.

Viva o Rpg Maker!

Projetos:
Rpg Maker VX Ace:

Rpg Maker MV:

Desert Striker
Membro (General)

Mensagem por Desert Striker » Ter Jan 21, 2014 3:49 pm

Nossa briga rendeu inúmeros tópicos e histórias. "Desert Striker" se tornou um nome negro desde então. kkkkkkkkk. Mas são coisas da adolescência. De vez em quando eu aparecia e colocava meu nome no campo de pesquisa e ficava rindo das mensagens de ódio. hauhauahuahauha.

Até tinha voltado pra cá outras vezes, mas a faculdade andou consumindo todo o meu tempo. Pretendo voltar a bolar pequenos projetos, de curta direção, e quem sabe um dia realmente finalizar um grande projeto. Apesar de todo esse tempo, nunca deixei de gostar de Rpg Maker, apesar de estar com os conhecimentos enferrujados.

Caralho, "O Último Inferno" ia ser uma grande produção, o roteiro estava foda. E lembro que fiz uma introdução muito boa. Por acaso você ainda tem o arquivo do jogo ou alguma print? Eu perdi todo o meu material de Rpg. Estou começando do 0.

Hoje farei o download do VX Ace para ver qual é dessa nova geração.

Killer Ghost
Administrador
Contato:

Mensagem por Killer Ghost » Ter Jan 21, 2014 6:08 pm

Então, o Último Inferno estava todo com você, comigo acho que só restou um pequeno arquivo de roteiro, que não sei onde está. Eu raramente jogo as coisas foras, mas, o jogo estava com você, acho que deletou quando a gente brigou. Haha

Cara, podíamos fazer um concurso individual de Rpg Maker, que acha? E futuramente poderíamos usar nossos conhecimentos juntos. Na Casa de Lápis http://casadelapis.com fizemos um concurso de contos e deu muito certo, tivemos participação em peso e duas edições, podíamos fazer com Rpg Maker.

Baixa sim o VX Ace, você vai gostar.

Projetos:
Rpg Maker VX Ace:

Rpg Maker MV:

Desert Striker
Membro (General)

Mensagem por Desert Striker » Ter Jan 21, 2014 9:13 pm

Um concurso seria uma ótima ideia para atrair novos membros e incentivar a produção de conteúdo. Em uma outra comunidade, vi que lá tinha um concurso, mas o vencedor só ganhava um selo tosco entre outras coisas. E se a gente sorteasse algo de verdade? O vencedor poderia ganhar um jogo de PC (Que é mais em conta do que jogos de XBox e PS3). Daí mandariamos o prêmio por correio. Lembro que a Castelo realizava a MakerCon, que era um concurso foda, mas não lembro com o quê premiavam.

Killer Ghost
Administrador
Contato:

Mensagem por Killer Ghost » Qua Jan 22, 2014 2:00 am

Então, isso depende. Pois reconhecimento é uma das coisas mais importantes em jogos. Mas, um prêmio não é idéia má. Como seria, todos "apostariam" um dinheiro para receber o prêmio?

Projetos:
Rpg Maker VX Ace:

Rpg Maker MV:

Desert Striker
Membro (General)

Mensagem por Desert Striker » Qua Jan 22, 2014 8:23 am

Sim, haveria um grande reconhecimento. Mas acredito que um prêmio iria diferenciar nosso concurso dos demais. Cada projeto cadastrado já estaria concorrendo ao prêmio, que poderia até ser algo simples, que a organização do evento poderia arcar. Mas a gente discute isso no decorrer da organização.

Responder