A história do Rock

Debates relacionados à temas da mídia, seriados, filmes, tecnologia, jogos, música, entre outros.
Responder
Avatar do usuário
cascao
Membro (Marechal)
Mensagens: 1175
Registrado em: Qua Fev 07, 2007 2:15 pm
Maker Preferido: Rpg Maker 2003
Localização: São José do Rio Preto / SP
Contato:

A história do Rock

Mensagem por cascao » Qui Jul 10, 2008 12:01 am

A História do Rock


O Gênero musical de grande sucesso que surgiu nos Estados Unidos na década de 1950. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante que caiu rapidamente no gosto popular.


A rock na década de 1950 : primeiros passos

A fase inicial do Rock and Roll, como foi chamado o rock inicialmente, ganhou a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde e sensual dos cantores e bandas que surgiam. Ela começa nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo.
Em 1952 Bill Haley & His Comets lançam "Crazy Man Crazy", uma composição de Haley que tornou-se o primeiro rock a entrar nas paradas de sucesso americana. Em 1954, Bill Haley lança o grande sucesso “Shake, Rattle and Roll” que tornaria o rock mundialmente famoso. Quando então “Rock Around the Clock” aparece na trilha sonora do filme BlackBoard Jungle, encadeou-se uma revolução musical que abriu as portas para talentos como Elvis Presley.
Assim, no ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley. Cantor, músico e ator, também conhecido como Elvis The Pelvis por sua maneira extravagante e ousada de dançar, é avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século 20. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues, Elvis tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial durante todo o século XX. Em 1956 lança a canção “Heartbreaker Hotel” que o colocaria pela primeira vez no topo das paradas gringas. Entre seus sucessos podemos destacar diversas músicas como "Don't Be Cruel", "Love me Tender" "Jailhouse Rock" entre outras. Mais de 30 anos após sua morte, em 1977 ainda é o detentor do maior número de "hits" nas paradas mundiais e o recordista de venda de discos em todos os tempos, com quase 2 bilhões de cópias vendidas.
Nesta década, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry ("Johnny B.Goode"), Little Richard ("Good Golly Miss Molly"), Sam Cooke ("You Send Me"), Buddy Holly ("Peggy Sue"), Jerry Lee Lewis ("Great Balls of Fire") e Carl Perkins ("Blues Suede Shoes").


O rock na década de 1960 : rebeldia e transgressão

Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempo: The Beatles, uma banda de rock formada em Liverpool, Inglaterra, no final da década de 1950, por John Lennon (guitarra e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal). Com a canção “Love me do” estouram na Ingaterra em 1962 e então o grupo obteve uma fama, popularidade e notoriedade até hoje inéditas para uma banda musical, e tornou-se a banda de maior sucesso e de maior influência do século XX. Atingiram o primeiro lugar nas paradas de sucesso no mundo inteiro com composições próprias como "She Loves You", "Something", "I Want to Hold Your Hand", "Can't Buy Me Love", "Help!", "Yesterday", "Eleanor Rigby", "Hey Jude", "All You Need Is Love" e "Let It Be", entre outras.
Os "garotos de Liverpool", como eram chamados, não tiveram apenas impacto sobre a canção, mas também influenciaram as vestimentas, os cortes de cabelo e a forma de ser dos jovens daquela geração. Foi esse estrondoso sucesso que inspirou a criação do termo beatlemania. Pela inventiva criatividade, originalidade e magia de suas canções, John Lennon e Paul McCartney são considerados a maior dupla de compositores da música popular em todo o mundo. Também foram os precursores da música indiana e oriental no "Pop/Rock" ocidental, sobretudo pela influência de George Harrison nas composições e instrumentos do grupo, em músicas como "Within You Without You", "Norwegian Wood" e "Love You Too".
Lançaram, entre 65 e 67, três álbuns que elevaram o rock a um nível jamais visto: "Rubber Soul", "Revolver" e "Sergeant Pepper's Lonely Hearts Club Band", onde abdicaram de uma fórmula bem sucedida e consagrada de rock, para se trancarem no estúdio e saciar sua curiosidade musical e iniciando o rock psicodélico que marcaria o final dos anos 60.
.Além de toda a repercussão, os Beatles fizeram todo um modo de criar música que influenciou não só sua época, mas todas as épocas seguintes: foram a primeira banda do planeta a fazer vídeos musicais de suas canções, e o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band foi o primeiro do mundo a conter um encarte com fotos e letras de suas canções. Aliás em 2003, a revista especializada em música Rolling Stone colocou Sgt. Pepper's como o melhor álbum de todos os tempos.

A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan, um cantor de folk americano até 1964 quando então eletrifica a sua música e passa a tocar com uma banda de blues-rock tornando-se cada vez mais influente entre artistas contemporãneos e lançando os mais apreciados discos de sua carreira, com uma série de canções clássicas de seu repertório como “Like a Rolling Stone”.

No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix, guitarrista, cantor, compositor e produtor norte-americano, amplamente considerado um dos mais importantes guitarristas da história do rock que ampliou a tradição da guitarra no rock, apesar de guitarristas anteriores, como Dave Davies (The Kinks), e Pete Townshend (The Who) terem empregado recursos como o "feedback" (realimentação), distorção e outros efeitos especiais, Hendrix, graças às suas raízes no blues, na soul-music e no R&B, foi capaz de usar estes recursos de uma forma que transcendia suas fontes. Ele também foi um letrista cujas composições foram tocadas por inúmeros artistas. Como produtor musical, foi um dos primeiros a usar o estúdio de gravação como extensão das suas idéias musicais.
Houveram ainda inumeras bandas e cantores que também surgiram nos anos 60 e tiveram sua importância para a gereção sessentista ou como influencia pros anos seguintes. São exemplo The Rolling Stones, The Who, The Kinks, The Doors, Jefferson Airplane, Janis Joplin, The Mammas and The Pappas, The Velvet Underground, The Stooges, Pink Floyd entre muitas.


O rock nos Anos 70 : a grande abertura das vertentes do rock

A incorporação de instrumentos de música erudita no rock já havia se iniciado dos anos 60, mas só ganhou ares de movimento (também derivado da psicodelia sessentista) no início dos anos 70, no que é conhecido como rock progressivo. Artistas tão diversos se reuniram na proposta, sendo o grande destaque para o Pink Floyd. Genesis, Yes, Jethro Tull, Emerson, Lake & Palmer entre outros também entravam nessa onda.
Surge o glam rock, onde o chique e o glamour faziam parte do visual. David Bowie, com o seminal disco The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars é o maior expoente. Outros ícones do estilo são Marc Bolan e seu grupo T.Rex, Mott the Hoople e até Elton John aderiu.
A aceleração e distorção do blues, dando origem ao hard rock, também havia se iniciado ainda nos anos 60, mas foi na década de 70 que ela surgiu com toda a força. Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple eram as bandas que lideravam o estilo. Outros destaques é o Kiss, que também se encaixava no glam rock pelo visual de caras pintadas inspirado nos brasileiros dos Secos e Molhadas.
No sul dos EUA, o hard rock ganha uma sonoridade característica, conhecida como southern rock, onde os grupos Allman Brothers Band e Lynyrd Skynyrd são os mais bem lembrados. Na relação rock e blues, os Rolling Stones têm a sua fase mais criativa no início da década.

O punk rock, derivado da cena de Nova York blank generation (que reúne artistas tão diversos como Patti Smith, Television, New York Dolls e vários outros) investia contra o sistema. A Inglaterra enfrentava uma de suas maiores crises. A recessão corria solta e o punk pregava a anarquia através dos grupos Sex Pistols e The Clash, que dividiam o trono do movimento com os nova-iorquinos dos The Ramones. O rock voltava à sua forma primitiva, emergente das garagens e dos porões dos submundos inglês e americano.


Anos 80 : um pouco de tudo no rock

A década de 1980 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police.
Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora é a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores.
Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte caráter político. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson e Madonna.


O rock na década de 1990 : fusões e experimentações

Esta década foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.
Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período.
O rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass.


agora um pouco de humor

O rock na década de 2000 : acabado e inútil

Com a chegada dessa merda de milênio, o rock virou uma bosta, bandas como Fresno, NXZero e My Chemichal Romance, chegaram como um cocô desse de uma bunda, e, subestimando toda a luta, sangue e suor que foram derramados por bandas como Ramones e Sex Pistols, que nunca ganharam prêmio nenhum e nunca tiveram muito prestígio, já começaram como modinha, com franjas do tamanho da buceta da Tua Mãe bem grande, músicas com um ritmo bem tosco e enjoativo, e com letras que da vontade de chorar fazer cocô na cara de um EMO.

De repente, uma catástrofe, nenhuma banda que surgia era boa PORRA. Então, os Emos, para zuar com os que não fazem cocô ouvindo músico ouvem uma boa música EMO, falam que nós só ouvimos música véia, o que é ruim, por que sem nenhuma banda boa atual, vamos sempre escutas as mesmas músicas, o único jeito de isso não acontecer é Jimmi Hendrix renascer, mas como ainda a ciência não inventou uma coisa pra isso, e segundo os bons costumes, o único jeito de reviver é deus (escrevi minusculo msmo, foda-se), estamos fudidos.

Fonte:
http://www.clubrock.com.br/news/historiadorock.htm]
http://whiplash.net/indices/historia.html]
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock
http://www.rockbrigade.com.br/
http://www.paralerepensar.com.br/historia_do_rock.htm
http://trecosetrapos.org/weblog/tag/historia-do-rock/
http://www.portaldorock.com.br/origensrock1.htm
Editado pela última vez por cascao em Qui Jul 10, 2008 12:20 am, em um total de 4 vezes.
Imagem

Avatar do usuário
Killer Ghost
Administrador
Mensagens: 10338
Registrado em: Sáb Nov 19, 2005 8:49 pm
Maker Preferido: Outro
Localização: Saint Paul
Contato:

Mensagem por Killer Ghost » Qui Jul 10, 2008 12:07 am

Mais um ctrl+C, ctrl+V, e ainda copiou errado que saiu a formatação da Desciclopédia.
com franjas do tamanho da buceta da [ulr=desciclo.pedia.ws/wiki/Tua_Mãe]Tua Mãe bem grande
Realmente o juninhu15 tem razão.
A Casa do Maker está de volta. :happy:

Projetos:
Rpg Maker VX Ace:
Student Adventures ACE 21%

Rpg Maker MV:
As Crônicas do Fim do Mundo 44%
Casa do Maker - O Retorno 1%

helivelton
Membro (Marechal)
Mensagens: 1350
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 4:04 pm
Maker Preferido: Rpg Maker 2003

Mensagem por helivelton » Qui Jul 10, 2008 10:39 am

Q merda, Rockeros malditos...
No brasil vcs tem q ouvir Créu meu jovem, essas porras naum lhes daram um futuro descente no brasil, Ou muda de pais e seja feliz com o rock, ou fica no brasil e seja espancado, ou mude pro forró,funk e outras merdas brasileiras...

Ainda mais pra musicos, brasil e uma merda...
:doubt:

Tão certos os bichinhas do NX zero e outros, eles tão fazendo quase nada nas musicas, comendo muié e ganhando grana...

Fênix
Membro (Marechal)
Mensagens: 1348
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 11:51 am
Maker Preferido: Rpg Maker 2003
Contato:

Mensagem por Fênix » Qui Jul 10, 2008 1:45 pm

Que rock que nada. O negócio é Crééu, e agora, a dança do quadrado.

Ado, ado.

SlasherOne
Membro (Capitão)
Mensagens: 311
Registrado em: Qua Jan 09, 2008 10:21 pm
Maker Preferido: Rpg Maker 2003
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por SlasherOne » Qui Jul 10, 2008 5:16 pm

Metallica bro,Metallica.
Imagem

Imagem

Shall I Continue My History?

s1.tanoth.com.pt?kid=Vars <<<<< Cliquem aqui para ajudar o tio Slasher.

É simples,clica ai nessa porra ( s1.tanoth.com.pt?kid=Vars ) ,faça seu registro e pronto,nem precisa jogar =D.

Avatar do usuário
cascao
Membro (Marechal)
Mensagens: 1175
Registrado em: Qua Fev 07, 2007 2:15 pm
Maker Preferido: Rpg Maker 2003
Localização: São José do Rio Preto / SP
Contato:

Mensagem por cascao » Qui Jul 10, 2008 5:28 pm

Ramones fi, Ramones
Imagem

Decon
Moderador Global
Mensagens: 5470
Registrado em: Qua Ago 30, 2006 6:55 pm
Contato:

Mensagem por Decon » Qui Jul 10, 2008 6:17 pm

Quadrado, meu caros, é a dança do quadrado

Belo Ctrl+C Ctrl+V, não li nem metade só por não ter imagens :happy:

Ado, aado, cada um no seu quadrado.

Avatar do usuário
Killer Ghost
Administrador
Mensagens: 10338
Registrado em: Sáb Nov 19, 2005 8:49 pm
Maker Preferido: Outro
Localização: Saint Paul
Contato:

Mensagem por Killer Ghost » Qui Jul 10, 2008 9:35 pm

Mais um tópico praticamente igual a um antigo sobre a história do rock.

Meu cão... onde a Casa vai parar?
A Casa do Maker está de volta. :happy:

Projetos:
Rpg Maker VX Ace:
Student Adventures ACE 21%

Rpg Maker MV:
As Crônicas do Fim do Mundo 44%
Casa do Maker - O Retorno 1%

Responder